O que é o papel toalha?

Papel Toalha para Empresas ou Papel Toalha para Banheiro é um produto fabricado a partir da celulose. Destinado à secagem e remoção de sujeiras e bactérias das mãos e superfícies. São construídos por meio de combinações de fibras celulósicas virgens, recicladas e aparas de papel de vários tipos. Os seus formatos mais comuns são interfolhado e bobina.

Quando surgiu o Papel Toalha?

O papel toalha só começou a ser utilizado por volta de 1879, quando uma empresa na Filadélfia, EUA, enxergou uma boa oportunidade de venda.

Ele começou a ser usado por médicos em virtude de ser higiênico e diminuir os riscos de contaminação. Logo, foi conquistando seu espaço, principalmente nas cozinhas, e na década de 1930 começou a se consagrar no mercado.

As principais características que definem e diferenciam o papel toalha são: a maciez, a resistência a úmido, o poder de absorção, o tipo de uso, metragem e a sua gramatura.

Há diversas formas de escolher o melhor papel toalha para banheiro nas empresas, veja abaixo as principais! Se desejar, você pode navegar entre os tópicos!

Pacote de Papel Toalha Interfolha

Papel toalha é indicado para melhor absorção pós lavagem das mãos.

Afinal, por que o papel toalha é tão importante?

  • Mais do que um pedaço de papel, que possui suas características peculiares, esse produto profissional também demonstra o cuidado que sua empresa tem com os clientes e usuários. E o motivo é simples, estamos falando de um produto para higiene pessoal, onde o contato com nossa pele é intenso.
  • Outra questão: refere-se a sua saúde, visto que já sabemos da grande importância da higienização das mãos. De nada adianta lavar bem as mãos, para depois secá-las em papéis com origem e composição duvidosas.

Experiência do uso do papel

Por acaso, você já esteve em algum estabelecimento e utilizou um papel descartável que não atendia às suas expectativas? Nada pior que usar um papel toalha para banheiro que não seca bem, ou que desfaz na sua mão, ou ainda que possui um material desconfortável no ato da secagem. Isso tudo proporciona uma experiência negativa, e demonstra falta de cuidados nos processos de higiene.

A qualidade deve ser um fator essencial na sua escolha. Um papel toalha para banheiro de qualidade, proporciona uma ótima experiencia ao usuário e, automaticamente contribui para construir uma imagem positiva da sua empresa.

Vejamos as 10 dicas sobre como escolher o melhor papel toalha:

papel toalha são mais seguros

Uso de papel toalha garante maior saúde e higiene

1. Escolha pela marca de Papel Toalha para banheiro

Esta pode ser uma boa opção, pois garante um padrão estável de qualidade e evita problemas decorrentes pela escolha de marcas que não são conceituadas. Entre os problemas, citamos como exemplo: falta de produtos, alternância de qualidade, desconfiança da marca, insatisfações de clientes e funcionários.

Os principais fabricantes nacionais, estão presentes de norte a sul no país através da rede de distribuidores de produtos de limpeza, ou de empresas especializadas no segmento de papel toalha para banheiro.

Ao escolher pela marca do papel, pode-se dar preferência para produtos e empresas que comercializam produtos de qualidade.

papel toalha oferecem melhor absorção

Pessoa utilizando papel toalha

2. Escolher pelo tipo de suporte de Papel Toalha para empresa

Tão importante quanto a escolha do produto, é fundamental falar do tipo do equipamento que vai armazená-lo. Afinal: o porta papel toalha garante maior segurança e economia de papel, quando escolhido de maneira correta.

Existem muitos sinônimos usados para se referir a este dispositivo, os mais usuais são:

  • Porta Papel Toalha de Banheiro;
  • Dispenser de Toalha de Papel;
  • Suporte para Papel Toalha;
  • Toalheiro;
  • Porta Toalha de Papel;
  • Papeleiro;

O mais importante nesse caso, não é o nome usado e sim o tipo dele, sendo os mais encontrados os tipos: Dispenser para Papel Interfolha e o Dispenser Papel Bobina ou Rolo.

Porta Papel Interfolha

O tipo do dispenser que armazena o papel toalha para banheiro interfolha, é o mais comum a ser utilizado hoje em dia, ele costuma ser de pequeno porte e destinado para ambientes na qual o consumo é considerado de baixo a médio.

Em suma, possui baixa autonomia na secagem de mãos e, com uma carga completa de papel, esse tipo de dispenser tem potencial para secar as mãos, cerca de 100 vezes em média.

As toalhas usadas podem ser do tipo 2 ou 3 dobras.

Porta Papel Toalha em Bobina ou Rolo

Se tratando do suporte de papel toalha do tipo Bobina ou Rolo, este modelo costuma ser indicado para locais de alto trânsito de pessoas, ou em ambientes onde o consumo seja bem alto.  Locais de alto fluxo de circulação, como: indústrias, bares, restaurantes, lanchonetes, são os mais indicados para utilização.

Se faz necessário escolher um dispenser compatível para a acomodação do papel toalha para banheiro em sua empresa. A má escolha deste produto, poderá ocasionar em maior desperdício de produto, resultando em maiores despesas.

Sempre que possível, opte por um fornecedor de papel toalha que ofereça os dispensers da mesma marca que os papéis. Também é possível adquirir ambos produtos em sistema de comodato. Isso irá garantir maior segurança e minimiza os riscos de uma escolha não adequada.

Certamente, a opção mais indicada é escolher os papéis e porta papel toalha do mesmo fabricante, como no caso da marca Optipaper, que possui uma linha de produtos combinada e altamente compatível.

Papeis toalhas são mais higiênicos

A absorção de um bom papel toalha, faz total diferença na percepção do sanitário da empresa

3. Escolher pela forma do Papel Toalha para banheiro

Forma do Papel Toalha para empresas

Em suma, existem dois tipos de papel toalha vendidos para empresas. Veja abaixo detalhes de cada um e os locais onde são indicados.

Papel Toalha tipo Interfolha ou Interfolhada

Em poucas palavras são indicados para ambientes pequenos, com um baixo fluxo de pessoas, ou seja: até 100 pessoas.

Desta forma, é altamente recomendado para setores administrativos com um público de perfil mais exigente. Este tipo de papel interfolha para banheiro, uma vez abastecido dentro do dispenser ideal, pode secar até 200 vezes as nossas mãos. Além disso, oferece melhores condições de higiene, já que o usuário tem contato apenas com o papel que irá utilizar.

O papel toalha pode ser encontrado em dois formatos:  2 dobras ou 3 dobras. Já escolher o melhor papel toalha interfolha vai depender muito do que sua empresa procura em termos de economia, qualidade, impacto nos seus clientes e assim por diante.

Caso o leitor goste, acesse o podcast sobre limpeza profissional e ouça um material especial feito pelo parceiro distribuidor, sobre a escolha desse tipo de toalha.

Papel Toalha Rolo ou Bobina

É um tipo de papel conhecido para uso em ambientes com maior fluxo de pessoas. Como por exemplo: indústrias, aeroportos, rodoviárias, shoppings, cinemas e restaurantes em suas áreas produtivas.

Atinge sua maior economia quando usado dentro de toalheiros ou porta papel para empresa específicos para ele, podendo proporcionar uma economia de 15 a 35% e gerar cerca de 400 a 500 secagens de mãos em cada carga no dispenser adequado.

Da mesma forma que os papéis do formato anterior, também podem ser produzidos com folha simples ou duplas, cada qual com sua performance.

4. Gramatura do papel 

A Gramatura de um papel toalha de banheiro refere-se ao peso dele em 1 metro quadrado do papel. Quanto maior a gramatura, mais pesado e mais espesso será o papel. Via de regra, com maior gramatura, o consumo do papel é reduzido em sua quantidade de folhas.

Essa característica do papel tem mesmo uma relação com o consumo e não é difícil entender. Quanto maior as gramas que um papel contém, maior volume de produto temos para secar as mãos. No sentido inverso se temos pouco volume de papel em cada folha, precisamos de mais folhas para secar as mãos.

Dar preferência para papéis de maior gramatura é uma boa medida para economia em muitos casos, porém existem muitas aplicações e uso onde a gramatura pode ser menos recomendada.

Um papel recomendado para remoção de gel corpóreo, em exames de ultrassonografia, pode ter como alvo a maciez e não a alta gramatura, por exemplo.

gramatura do papel toalha

Papel toalha é uma excelente obrigatória para higienização

5. Quantidade de folhas

A quantidade de folhas refere-se a quantas folhas são “coladas” uma sobre as outras para produzir o papel. Para que seja considerado folha simples, basta que exista apenas 1 folha em sua extensão. Já se o papel possuir 2 folhas, uma “colada” sobre a outra, ele será considerado folha dupla e assim sucessivamente.

Um termo muito comum no mercado, é que os papéis tem sua construção laminada. Referem-se a isso quando os produtos tem em toda sua extensão uma homogeneidade da adesividade das folhas. É como se a “cola”  não permitisse que as folhas soltem-se umas das outras.

Certamente esse atributo melhora ainda mais a performance da secagem das superfícies e mãos.

Papel toalha de folha simples

São papéis que possuem uma única folha. Quando o papel toalha para banheiro tem a gramatura baixa bem como folha simples, costuma ser também o de menor preço no mercado.

Os papéis de folhas simples podem ter gramaturas altas ou baixas.

Papel toalha de folha dupla

Este tipo de papel toalha para empresa tem crescido bastante no mercado. Ele possui duas folhas e isso resulta em um ótimo custo-benefício, pois, além de ter um bom preço, também possui uma qualidade superior.

Ele também é considerado um papel premium e geralmente é a escolha de grande parte das empresas que se preocupam com qualidade.

Papéis folha dupla, oferecem maior maciez quando comparados aos de folha simples.

Papel toalha de folha tripla e de folha quádrupla

Estes dois tipos, de folha tripla, que possui três folhas “coladas”, e o de folha quádrupla, com quatro folhas em sua composição, são considerados os mais macios do mercado. Eles possuem uma excelente absorção com uma quantidade menor de papel para uso.

É indicado para as empresas que desejam causar excelente impacto e uma experiência positiva com seus clientes e funcionários.

Entretanto, não são todas as marcas que possuem esses tipos de papéis e há ainda uma diferença quanto à maciez e à resistência ao úmido. Eles são considerados papel super premium e são os produtos mais sofisticados das linhas.

6. Gofragem

A gofragem consiste no processo de decoração com texturas em alto relevo feito por meio da pressão do papel. Este papel é pressionado contra as chapas ou cilindros gravados com a estampa desejada.

Muito utilizado para conferir a personalidade do papel dos fabricantes, esse processo entra no processo de construção das Bobinas Jumbo dos papéis.

Alguns tipos de gofragem podem impactar na secagem, outros podem impactar na maciez, ou apenas na caracterização da marca do fabricante.

Os papéis podem ser gravados com diversos tipos de moldes, podendo ser imagens diferentes ou letras ,e com este processo a produção vai caracterizando o acabamento no papel.

papel toalha - gofragem

Papel toalha com texturas em alto relevo feito por meio da pressão do papel.

 7. Composição do Papel Toalha de banheiro

Há também a escolha levando em consideração a composição do papel toalha, que pode ser:

Papel 100% celulose

Proveniente da célula virgem da celulose. Essa celulose não foi utilizada na fabricação de qualquer outro papel. Bastante indicado para ambientes onde a saúde está em primeiro lugar, tais como área da alimentação e da saúde.

Papel Toalha Misto

Feitos de celulose virgem e papéis reciclados de vários tipos e origens juntos ou de aparas (sobras dos cortes de acabamento) . Nos dias de hoje, existem grandes marcas de papel toalha com alto perfil de qualidade, que garantem a qualidade mesmo em composições onde são utilizadas  fibras virgens + aparas de papel tipo 1.

Papel Toalha Reciclado

Junção de vários outros tipos de papéis. Geralmente são papéis de qualidade inferior e com preços menores. Requerem atenção extra, pois o processo de produção tem que devolver a qualidade em relação a contaminação. Certamente isso exige um processo diferenciado e que garanta ao consumidor a ausência de micro organismos. O processo de preparo do produto pode conter substâncias perigosas: Bisfenol.

8. Escolher o Papel Toalha pelo preço

O componente preço, se for relacionado ao rendimento do papel, possibilita maior escala de economia, visto que o investimento em um papel toalha de boa qualidade, resultará em maiores economias quando comparados a um papel de qualidade inferior. Sendo necessário maiores quantidades em seu uso.

Portanto, o preço do papel deve ser analisado, apenas como um componente de sua escolha, e não como o aspecto mais importante.

9. Escolher pela Qualidade

Ao escolher o papel toalha pela qualidade, podemos acertar no grau de utilidade esperado deste produto. Para tanto, é fundamental definir exatamente quais serão os parâmetros usados para analisá-lo. Se atente a estes aspectos:

  • Maciez e conforto;
  • Volume necessário para realizar a operação de secagem e/ou limpeza;
  • Nível de resistência a úmido do produto;
  • Poder de absorção;
  • Aparência, cor e alvura;
  • Resistência à tração;
  • Gramatura;
  • Composição;
  • Análise microbiológica do papel.

Para uma empresa da área da saúde, e/ou do segmento de produção de alimentos, ter um papel com laudo de análise microbiológica satisfatória é um grande aspecto a ser levado em consideração.

Em contrapartida, estabelecimentos como: restaurantes e/ou clínicas de estética, é recomendado definir o nível de maciez do papel toalha.

10. Escolher pelo segmento empresarial

Alguns segmentos são grandes consumidores de papel toalha, com destaque para a área da saúde e da alimentação.  São estes, os maiores consumidores brasileiros de papel devido a exigências sanitárias de ordem legal e técnica.

Além dos sanitários, é usado intensamente em áreas de preparação de alimentos onde temos inclusive a RDC 216 da Anvisa como norteadora de padrões de qualidade e menciona a necessidade de uso de papel toalha com fibras virgens. Portanto, a ordem aqui é usar produtos de nível de qualidade mais elevada, combinada com tipos que ofereçam um consumo mais moderado.

O segmento hospitalar, é um grande vetor no consumo de papel toalha, uma vez que a infecção hospitalar é uma grande vilã desses ambientes e ter produtos de limpeza adequados como papéis toalha de alta qualidade, fazem uma grande diferença.

Todavia, outros segmentos que consomem grandes volumes, são os industriais, comerciais, condomínios, escolas, shoppings, aeroportos, supermercados, entre outros.

A depender da ótica do Segmento Empresarial que irá consumir o produto, a combinação de qualidade, tipo e preço farão toda a diferença na escolha.

Conclusão

Opte por uma boa marca e atacadistas de referência, discuta sobre as suas necessidades com tal empresa e monitore os resultados. Afinal de contas, dessa escolha depende a sua saúde, dos seus colegas e clientes!

Esse artigo foi visto primeiro em Hygibras

Published On: 30 de janeiro de 2022

Artigos Mais Recentes

Artigos Mais Recentes

Leia todos os artigos
Ir ao Topo